domingo, 4 de março de 2012


Teoria da origem extraterrestre

        A teoria da origem extraterrestre ou da panspermia (em grego significa, PAN = toda e SPERMIA = semente) de Svante Arrhenius, explica que a vida é um fenômeno comum no universo e veio parar na Terra de carona em meteoritos, em poeira cósmica ou em cometas.
DESENHO SOBRE A TEORIA DE PAUSTER:

Outros experimentos contrários a Teoria da abiogênese.

        Após Redi ter provado que a teoria da abiogênese estava errada, as pessoas continuaram a acreditar nela, pois parecia mais fácil, do que acreditar que um ser vivo vinha de outro ser vivo.

        O padre e pesquisador italiano Lazzaro Spallazani também tentou demostrar que os microorganismos não surgiam espontanemente, por isso ferveu vários frascos com caldo de carne, destruindo os organismos presentes, pouco antes de interromper a fervura, ele fechou alguns frascos, enquanto outros, deixou aberto.

No final do experimento, os microorganismos só apareceram nos frascos abertos, mas, os defensores da teoria alegaram que para a geração espontânea acontecer, era necessário de ar.

Enfim, o cientista francês Louis Pauster realizou um experimento para demostrar que os microorganismos vinham do ar.

Pauster ferveu o caldo de carne num vidro especial, um balão de vidro com pescoço de cisne (gargalo em forma de “S”), depois que o caldo esfriou, o ar entrava no frasco pelo gargalo, mas os microorganismos ficavam retidos na curva, por isso, nenhum microorganismo apareceu no caldo mesmo depois de vários dias, então, Pauster quebrou o gargalo, possibilitando a entrada de microorganismos que vinham do ar, dias depois, havia muitos deles no caldo.

Nesse experimento, Pauster demonstrou que os microorganismos surgiam do ar e não por geração espontânea. Essa experiência foi muito importante para a humanidade, já que ajudou na conservação dos alimentos, demostrando que se o alimento não entrasse em contato com o ar, poderia ser conservado por mais tempo.


DESENHO SOBRE O EXPERIMENTO DE REDI:



Experimento de Redi

        O italiano Francesco Redi era uma das pessoas que não acreditavam na teoria da abiogênese, enquanto os defensores da teoria afirmavam que as larvas que surgiam da carne eram gerados espontaneamente, Redi porém, afirmava que elas surgiam de ovos depositados pelas moscas na carne.

        Redi resolveu fazer uma experiência para testar sua hipótese, colocou carne em vários vidros, alguns deixou abertos, enquanto outros, ele cobriu com gaze, para permitir a entrada de ar, pois para os defensores da teoria, era necessário ar para que o fenômeno ocorresse.

        Após alguns dias, surgiram larvas nos vidros abertos, enquanto nos fechados, não ocorreu nada, Redi mostrou que as moscas depositaram seus ovos na carne, originando as larvas, já nos vidros tampados com gaze não aconteceu nada, pois as moscas não poderiam entrar nos vidros para depositar seus ovos.

        Redi demonstrou então, que a vida não surgiu da geração espontânea.


Teoria da abiogênese

A teoria da abiogênese ou da geração espontânea explica que a matéria bruta ou a matéria inanimada, pode dar origem a vida através de uma força vital ou princípio ativo. A teoria era baseada em observações descuidadas do ambiente, sem uma hipótese científica.