sexta-feira, 31 de agosto de 2012


UNIRAMIA

 
       Podem ser divididos em quilópodes e diplópodes, que juntos formam os miriápodes, mas também podem ser divididos nos insetos ou hexápodes.

Os quilópodes possuem um par de pernas por cada anel e podem apresentar entre 15 e 170 pares de pernas e medir de 3 a 30 centímetros, são terrestres e possuem corpo dividido em cabeça e tronco, possuem ainda olhos simples, um par de antenas e um par de garras ou ferrões chamadas forcípulas, com quais injetam peçonha na presa e se defendem de outros animais. Os quilópodes podem ser representados pelas lacraias e centopeias.

Os diplópodes possuem dois pares de pernas por cada anel e podem chegar a 180 pares de pernas e medir de 2 milímetros a 30 centímetros, são terrestres e possuem corpo dividido em cabeça e tronco, igualmente aos quilópodes, possuem ainda olhos simples e um par de antenas, além disso são herbívoros, ou seja, comem detritos vegetais e diferentemente dos quilópodes, não possuem um órgão que injeta peçonha, mas quando estão em perigo, se defendem eliminando um produto com cheiro desagradável e se enrolando em espiral. Os quilópodes podem ser representados pelas lacraias e centopeias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário